“O projeto é um lugar bom, onde eu aprendo várias coisas todos os dias, como respeitar os colegas, cuidar da família e nunca deixar ninguém de fora. Sempre que eu vejo alguém sozinho, tento conversar com essa pessoa. Aqui também aprendi sobre Deus e decoramos versículos importantes. Tenho vários amigos aqui, é um lugar que me sinto bem. Toda semana recebemos sacolas de hortifurti e levamos para casa, e minha mãe usa para fazer a comida. A comida daqui é muito boa, e como eu tenho alergia a carne de porco e a embutidos, sempre fazem uma comida separada para mim e para minha irmã quando tem esses alimentos no dia.”
Klebber Novack – Beneficiário
HISTÓRICO
No dia 13 de outubro de 1940 foi fundado, na cidade de Pelotas, o Lar de Meninos do Exército de Salvação, que recebeu o nome de “Exército de Salvação - Asilo para Meninos Desamparados”.
Nos primeiros anos o Lar de Meninos funcionava em uma casa alugada situada na Rua Marechal Floriano nº 372, mantinha 14 crianças e uma escola com 20 alunos. Dessa data em diante o histórico da filial segue da seguinte forma:
1952 - Foi adquirida uma propriedade de 5,74 hectares iniciando-se a construção do prédio do orfanato na Av. Fernando Osório nº 6745, onde está até hoje.
1953 - Foi construída uma escola primária com a finalidade de educar os internos e crianças em sistema de abrigo e ensino profissionalizante.
1984 - Foram construídas duas casas lares e o antigo sistema de pavilhão foi alterado para “família” com 12 crianças no máximo, de ambos os sexos, entre 7 e 17 anos sob o cuidado de pais sociais.
2000 - Teve início o programa “Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto- ASEMA”, visando estender o atendimento a crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 7 a 14 anos e 11 meses no horário inverso ao da escola.
2004 - Termina o sistema de abrigo no Lar de Meninos e é ampliado o atendimento no programa ASEMA. No ano de 2012, passamos de ASEMA para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
2006 - O Lar de Meninos passou a ser chamado de “Centro Integrado de Pelotas”.
O inesquecível “Lar de Meninos” sempre é lembrado e convidado a participar nas atividades cívicas da cidade. Vários contribuintes e voluntários são ex-internos ou ex-alunos da instituição.
Nossa história continua sendo escrita a cada dia, quando uma criança ou adolescente entra pelas portas do Centro Integrado de Pelotas precisando de um reforço escolar, socializar-se, fortalecer-se ou mesmo restaurar seus vínculos familiares.