Centro de Integração Familiar Arco Verde
Carlos Eduardo é usuário do CIFAV desde os 7 anos e participa do projeto com seus quatro irmãos. Ao longo dos anos, ele aprendeu muito, especialmente sobre respeito. O projeto permitiu que ele conhecesse diferentes cidades e culturas, e descobrisse seu talento no futebol, onde se destacou como goleiro e recebeu propostas para avaliações em times renomados. Além disso, o CIFAV oferece alimentação balanceada, que tem sido importante para seu desenvolvimento e saúde. Carlos inicialmente tinha um comportamento mais nervoso e agressivo, mas agora está mais calmo e focado, principalmente nos treinos de futebol. Desde 2023, ele é Cadete Local (como são chamados os alunos adolescentes do curso de teologia da igreja Exército de Salvação) e considera o CIFAV sua segunda casa, um lugar onde se sente seguro e à vontade.
Carlos Gonçalves - Beneficiário
HISTÓRICO
As instalações da Fazenda Arco Verde foram construídas pelo Sr. Gualberto de Souza e esposa, no intuito de, futuramente, se tornar uma entidade para abrigar crianças órfãs e carentes.
Em um restaurante na cidade de Belo Horizonte, o Sr. João Gualberto conheceu uma Oficial do Exército de Salvação que distribuía literatura cristã, denominado na época de “Brado de Guerra” e contou-lhe seu propósito em relação à Fazenda de propriedade de sua família, acreditando ele, ser o Exército de Salvação a entidade ideal para implantar o “orfanato”, propôs a doação da propriedade.
Em 02 de Março de 1941, foi inaugurado sob a presidência dos Chefes do Exército de Salvação no Brasil, Coronéis Hein, o Lar de Crianças Maria Felisbina de Souza. Estiveram presentes nesta solenidade os Majores Behrendt, Sra. Amélia de Souza e outras autoridades e convidados. A administração da entidade ficou por conta do Capitão Armando Silva. O nome Maria Felisbina de Souza foi dado a esta instituição em homenagem à mãe do doador da propriedade, com 20 crianças já ocupando o prédio principal (Casarão) na ocasião da fundação. O Casarão foi ocupado até o ano de 1990.
Em 1991, foram inauguradas três (03) casas-lares para 36 crianças. No ano em 2001 a entidade iniciou a transição para ASEMA – Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto. Em 02/05/2006 a instituição adquiriu o nome fantasia “CIFAV – Centro de Integração Familiar Arco Verde”.
No fim do ano de 2008 o programa foi ampliado com uma oficina de artesanato para mulheres e no início do ano de 2009 acrescentou-se oficinas de inclusão digital. No fim do ano de 2010, iniciaram oficinas de dança aberta a comunidade local.
No ano de 2012 iniciou-se adaptação das atividades segundo a Tipificação Nacional da Assistência Social e todos os programas foram incluídos na Proteção Básica, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Em 2013 Iniciou-se Oficinas de futebol e no ano de 2017 foi criada uma nova proposta metodológica de ensino, onde as crianças passaram a aprender e desenvolver suas habilidades através de atividades lúdicas.
Em 2018 reorganizou – se o cronograma de atividades lúdicas com inserção de novas atividades em grupos e iniciou-se também um programa que atende diariamente os adolescentes.
COMO FUNCIONA
Atualmente atendemos crianças e adolescentes no contra turno escolar visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e atuando de acordo com a tipificação. Trabalhamos hoje com a inserção do percurso (temas) em atividades em grupos que contribui diretamente para uma equipe integrada com temas multidisciplinares e uma forma de trabalho mais efetiva e pontual para os usuários, assim preparando os para serem cidadãos críticos, ativos e protagonistas de suas próprias histórias.
As crianças e suas famílias convivem em um ambiente agradável e de orientação que os ajudam no seu convívio social e a participarem das nossas seguintes atividades:
-
Oficinas de Informática
-
Formação Geral para o Mundo do Trabalho
-
Atendimento Familiar
-
Educação Complementar
-
Programa Claves (conscientização em diversas áreas da vida como saúde, higiene e relacionamento familiar)
-
Cuidados da saúde com apoio de profissionais
-
Capacitação e treinamento para funcionários
-
Trabalho Manual
-
Oficinas de Dança (Balé e Jazz)
-
Esportes
Faixa Etária do Público-alvo:
Crianças/adolescentes de ambos os sexos 06 anos a 17 e 11 meses.
PARCERIAS
Encorajamos você a se tornar nosso parceiro contribuindo com seu apoio, nos ajudando a continuar com nosso trabalho para que essas pessoas também possam ter uma vida digna, possam lutar pelos seus direitos e tenham suas famílias fortalecidas para exercerem sua função protetiva que é a base para uma vida saudável em todos os sentidos.
Colabore você também
Centro de Integração Familiar Arco Verde
Rua Antonio Pires, 1790 Distrito de Campo de Santana
CEP: 35738-000 Prudente de Morais - MG
Tel.: (31) 2222-0243
E-mail: arco.verde@bra.salvationarmy.org
ONDE ESTAMOS