No dia 18 de maio o Exército de Salvação se uniu a centenas de outras organizações e de milhares de pessoas para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual e lutar contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Neste dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches de oito anos foi raptada, estuprada e morta por jovens na cidade de Vitória, Espírito Santo. Esse ato bárbaro ficou conhecido como o ‘Caso Araceli’ e até hoje está impune. Sua morte ainda causa indignação e revolta.
Veja algumas ações realizadas pelo Exército de Salvação:
Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Roraima
Brasilia/DF
Na terça-feira (14) em Brasília/DF a Capitã Débora Carvalho (Oficial Nacional de Relações Governamentais e Oficial Dirigente do Corpo de Brasília), Danielle Di Pietro Vieira Lima (Sargenta do Ministério de Cuidado Comunitário do Corpo) e Tenente-Coronel Sara Chagas (visitando do Reino Unido), representaram o Exército de Salvação na Sessão Solene na Câmara dos Deputados sobre o 18 de maio, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A sessão marcou o início de uma série de painéis, seminários e debates sobre o tema que acontecerão na sede do governo até sexta-feira.
Ao longo da semana, os oficiais dirigentes e membros do corpo também realizaram palestras e teatros em escolas locais informando crianças e professores sobre o tema. Além disso, participantes do Desperta Debora em Ceilândia também caminharam pela região conversando com as pessoas.
Projeto Integração Centro Comunitário Nova Divinéia/RJ
No sábado, dia 18 de maio, o Projeto realizou uma caminhada pela comunidade com as crianças, adolescentes e seus cuidadores, culminando com uma manhã da familia com dinâmicas e almoço.
Projeto Pontes/RR
A equipe do Projeto Pontes foi às ruas de Boa Vista conscientizar motoristas, passageiros e a população em geral sobre a importância da campanha.
Centro Integrado Familiar Arco Verde/MG
Crianças e adolescentes do CIFAV confecionaram seus próprios cartazes para informar à população sobre a campanha. Algumas equipes conscientizaram motoristas e viajantes sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes, enquanto outras vacinaram pessoas da comunidade contra o abuso e a exploração sexual.
Nordeste
Centro Integrado e Corpo da Torre/PE
Na segunda feira (13), os adolescentes e a equipe do CCI Torre realizaram uma ação nas ruas sobre o Maio Laranja, levando conscientização no combate à violência sexual de crianças e adolescentes. A ação contou com distribuição de panfletos, bolas e sacos temáticos ao 18 de maio, som ao ar livre e principalmente, informações pertinentes à causa. No sábado o Corpo da Torre realizou uma tarde de interação com as crianças e adolescentes nas imediações da igreja, ensinando e alertando sobre os cuidados com o corpo.
Os Corpos do Prado, Boqueirão, Campina Grande e Petrolina realizaram ações nas ruas, ar livres e promoveram momentos de ensino nos corpos, tanto para as crianças e adolescentes, quanto para os adultos.
São Paulo
Na capital paulista os Corpos de São Miguel Paulista e Bosque, juntamente com o Rancho do Senhor, fizeram ações de conscientização nas ruas. A banda de metais do Bosque acompanhou o group à feira local enquanto entregavam balões e kits. Em Cubatão o Centro Integrado e o Corpo realizaram ações ao longo da semana, tanto na Vila dos Pescadores quanto no bairro próximo de Jardim Casqueiro.
Já no Quartel Nacional oficiais, cadetes e funcionários conscientizaram os moradores da região, tanto nas proximidades da Sede Nacional quanto as crianças e os seus pais na escola ao lado. Foi formada uma banda de metais para a ocasião. Ao longo da semana um banner gigante pendurado na frente do prédio chamou a atenção de quem passava.
Rio Grande do Sul
Corpos de Quaraí e Livramento
Em Quaraí, os oficiais dirigentes Capitães Jeferson D’Avila e Capitã Cátia Barbosa têm divulgado a campanha com as crianças e adolescentes do corpo, bem como dado palestras a crianças em escolas locais sobre a prevenção ao abuso sexual.
No fim de semana, alguns adolescentes do corpo foram a Livramento e uniram esforços com os jovens de lá na divulgação da campanha nas ruas da cidade.
Pelotas
Na cidade de Pelotas, mesmo com o apoio intenso à comunidade afetada pelas enchentes, um grupo partiu às ruas para conscientiazar a população. Foi também realizada uma ação de divulgação da campanha na Casa dos Conselhos com material entregue ao Presidente do COMDICA e a Presidente do CMASPEL e demais conselheiros. Na oportunidade também foi compartilhado material com os Conselheiros Tutelares das Micro regiões de Pelotas.
Paraná e Santa Catarina
Centro Integrado João de Paula/SC
No Centro Integrado em Joinville, a assistente social e o oficial dirigente estiveram presentes nas oficinas que acontecem no local, a fim de explicar sobre o dia 18 de maio e o que isso representa.
Corpo de Boqueirão/PR
Em Boqueirão foram entregues kits e materiais de divulgação a pessoas ao redor do corpo.
Para mais fotos, visite o nosso álbum no Flickr
Se o seu corpo ou unidade social participou desta campanha, envie fotos e informações para redacao@bra.salvationarmy.org.
Departamento de Relações Comunitárias
Comments