A Campanha do Coração Azul é promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e busca conscientizar e encorajar a sociedade sobre a luta contra o Tráfico de Pessoas.
O Tráfico de Pessoas é o comércio de seres humanos. Acontece quando a pessoa é levada a uma situação de exploração, mesmo que, de início, tenha concordado. O tráfico pode acontecer para vários fins: exploração sexual, trabalho equivalente ao de escravo, extração de órgãos humanos, adoção ilegal e vários outros.
O Brasil aderiu a essa importante campanha de conscientização em 2013, e desde então realiza anualmente a Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas que termina no dia 30 de julho, instituído pela Assembleia Geral da ONU como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e no Brasil como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Art. 14 da Lei nº 13.344/2016).
Na semana que compreende esse dia, ações de grande visibilidade para o alerta contra o Tráfico de Pessoas são realizadas em diversos países pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC e pelos Estados que aderiram à Campanha Coração Azul.
Este ano o Exército de Salvação se envolverá pela segunda vez na Campanha do Coração Azul, com todas as Unidades APROSES e Corpos (igrejas). Serão enviados materiais (bexigas, fitinhas e folhetos) com o símbolo da campanha. Liliam Santos, Coordenadora de Projetos Sociais do Departamento de Obra Social do Exército de Salvação explica:
"Queremos incentivar todos ligados ao Exército de Salvação a realizarem atividades em suas Unidades com foco na Prevenção ao Tráfico de Pessoas, a fim de sensibilizar e despertar a solidariedade com as vítimas, além de encorajar a sociedade a participar do enfrentamento destes problemas atuais que afetam tantas pessoas".
Departamento de Relações Comunitárias
Comentários