Milhares de pessoas no Rio Grande do Sul têm sido apoiadas pelo Exército de Salvação através da distribuição de cerca de 240 toneladas de alimentos, água, produtos de higiene e limpeza, roupas, cobertores e colchões.
“Nosso trabalho não pode parar”, foi a mensagem da Divisão do Rio Grande do Sul do Exército de Salvação, publicada nas páginas das suas redes sociais semanas depois que o Estado decretou estado de calamidade pública, devido às chuvas torrenciais e enchentes que começaram no final de abril. Segundo a Defesa Civil, a maior catástrofe climática na história do Estado afetou mais de 2 milhões de gaúchos e deixou mais de meio milhão de pessoas desabrigadas, com um rastro de mortos e desaparecidos.
Atuação do Exército de Salvação ao redor do Estado
Apoio a Porto Alegre e Eldorado do Sul
Em Porto Alegre, capital do Estado, o rio Guaíba transbordou, inundando partes significativas da cidade e dos municípios vizinhos. A área onde estão localizados o Corpo de Porto Alegre e o Bazar Beneficente ficou completamente inundada. A Avançada em Eldorado do Sul ficou praticamente submersa.
Assim que as estradas ficaram mais acessíveis, o Exército de Salvação enviou a Cantina de Emergência e vários caminhões com as doações entregues pela população em pontos de coleta nos Bazares Beneficentes em São Paulo e na Sede Nacional. Doações também vieram do Rio de Janeiro, Curitiba e Joinville e de parceiros como a Fedex.
O Major Juliano Santos, Secretário Nacional de Programas, que tem ajudado a coordenar a resposta emergencial, foi com um pequeno grupo a Porto Alegre levar o primeiro caminhão. Ele viu a devastação causada pela água, o cansaço das famílias nos abrigos, mas também a solidariedade das pessoas: “Foi triste ver a situação de Porto Alegre, minha cidade natal, e da região metropolitana. Ver a incerteza no olhar e nas palavras das pessoas foi impactante. Porém, também agradeci a Deus pela oportunidade de poder servir àquela comunidade e levar um pouco de alento e esperança, não somente com as doações, mas com palavras e ações”.
Fotos recentes da nossa atuação pelo Estado
O Exército de Salvação agradece todas as pessoas e empresas que contribuíram para o nosso trabalho através de doações em dinheiro e em espécie. O trabalho de reconstrução continua.
Doe: PIX
Favor especificar ApoioRS
Para mais informações:
(11) 5591-7074
Stéphanie Chagas-Bijl
Departamento de Relações Comunitárias
Comentarios