top of page

Projeto FloreSer

"Primeiramente agradeço a Deus, pelo privilégio de estar no grupo FloreSer e aprendendo cada vez mais [...]. Desde o dia que eu entrei no grupo, aprendi coisas que eu achava que não conseguia fazer, a me defender nas situações difíceis! Ter mais intimidades com as pessoas, a me soltar mais, falar o que eu senti nos momentos alegres ou  ruins que eu não conseguia a falar [...] gosto muito das atividades que falam sobre violência e de desenvolvimentos com as nossas crianças, aprendi como lidar com as pessoas diferentes de nós. Obrigada por me ensinar coisas que eu achei que nunca conseguiria compreender. A sua profissão é inspiradora e me sinto vivendo um privilégio em poder aprender com vocês!"

imagem.png

Sara - Beneficiária

HISTÓRICO

A história do Projeto FloreSer é uma das mais bonitas no Exército de Salvação-Brasil. A missionária norueguesa Helena Londahl iniciou esse projeto quando foi pela primeira vez a uma área de prostituição, cuja reação de compaixão foi maior que o medo que sentiu em relação àquele lugar e com a ajuda de Maria Josefina Anderson, uma jovem brasileira de 21 anos, também do Exército de Salvação, convidou aproximadamente 300 mulheres da rua próxima à Igreja Presbiteriana Unida para uma ceia de natal. Somente quatro compareceram. 

Essas mulheres não desistiram e, em 1938, foi inaugurado o Lar das Moças, um projeto que atendeu 1300 mães solteiras entre 1938 e 1958. Atualmente não tem mais esse nome, mas em meio a esse projeto foi incorporado o "Projeto FloreSer" que faz trabalhos de apoio a adolescentes, adolescentes gestantes e/ou mães adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para efetivação dos direitos e a melhoria da qualidade de vida. Oferece ainda programa preventivo que visa apoio e orientações significativas sobre sexualidade saudável.  

Todo esse trabalho atual foi graças ao comprometimento dessa missionária que lutou por leis que favorecessem o afastamento das mulheres da prostituição e o acolhimento daquelas que precisavam de abrigo.

A presença constante das mulheres na história da instituição nos remete para o valor e a dignidade que o Exército de Salvação atribui à mulher desde seus primórdios. Foi um dos primeiros movimentos, dentro do segmento evangélico, a comissionar mulheres em cargo de liderança. Tal fato histórico serve apenas como sinalizador de que o Exército de Salvação reconhece e concorda com a Constituição Brasileira que estabelece que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e à propriedade". Helena Londhl foi premiada com uma medalha de Honra da Esso Brasileira de Petróleo e a Medalha de Sato Olavo, Rei Olavo V, da Noruega pelo reconhecimento do seu trabalho e como agradecimento, na cidade de São Paulo há uma rua com seu nome no bairro Bosque da Saúde.

Atualmente, trabalhamos com o público de crianças e adolescente, e adolescentes Grávidas e Jovens mães, respeitando a questão gestacional e ambos os sexos referindo-se às palestras e orientações preventivas. O perfil socioeconômico é de baixa renda que residem em área de invasão necessitando de ajuda constante, ou pagam aluguel e estão localizados nas comunidades da região leste da cidade de São Paulo e baixada santista.

floreser1.jpg
floreser2.jpg
FloreSer_3.jpg

COMO FUNCIONA

Um dos principais focos do FloreSer é proporcionar informações sobre direitos, como acesso à saúde, educação e trabalho, além de conscientizar sobre a importância de cumprir seus deveres como cidadãs. Através de workshops, palestras e atividades práticas, o projeto visa empoderar essas mulheres, para que elas possam tomar decisões assertivas e se tornarem agentes de transformação em suas comunidades. Através das atividades, busca-se elevar a autonomia e a independência, capacitando-as para enfrentar os desafios que surgem durante a maternidade precoce
 

O projeto, dedica-se em promover a saúde mental, oferecendo suporte emocional e psicológico, já que, a maternidade precoce pode gerar impacto significativo no funcionamento dessas jovens. A partir disso são desenvolvidos grupos de apoio e atividades que promovem o autocuidado e um ambiente acolhedor para que se sintam confiantes e preparadas para enfrentar os desafios da vida diária e da maternidade.


Além de atuar diretamente com jovens mães e adolescentes grávidas, o projeto FloreSer também se dedica a fazer palestras e atividades de conscientização contra a violência, com crianças e adolescentes em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e escolas. Essas palestras abordam temas como a importância do respeito, da igualdade de gênero, da proteção dos direitos das crianças e adolescentes e prevenção da violência sexual. O objetivo é promover uma cultura de respeito e prevenção desde cedo, capacitando esses jovens para que possam reconhecer situações de violência e buscar ajuda adequada.

Faixa etária do público-alvo:
Crianças e Adolescentes: de 6 a 14 anos
Adolescentes Grávidas e Jovens mães: 10 a 24 anos e 11 meses

IMG_8973.png
IMG_9047.JPG

PARCERIAS

   - CCA São Francisco
  - Associação Santo Agostino (CCA Gaetano e Carmela)
  - CCA Vila Pedreira
  - CCA Irmã Agostina
  - Igreja Exército de Salvação Corpo de Guianases
  - Posto de Saúde Guianases II

   - Exército de Salvação Vila dos Pescadores

Seja um parceiro ou doador e ajude o nosso trabalho a alcançar ainda mais pessoas.

Novo Escudo - Ícone Wix.png

Rua Juá, nº 264 - Bosque da Saúde - São Paulo - SP - Cep: 04138-020

Informações sobre agendamento de doações: 4003 2299

Informações sobre demais assuntos: (11) 5591 7074 (não atende aos fins de semana)

© 2024 - Assistência e Promoção Social Exército de Salvação.

Política de Cookies | Política de Privacidade

SeloDoarARGB-reduzido.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube - Círculo Branco
  • Youtube
bottom of page