SERVIÇO DE EMERGÊNCIA E APOIO COMUNITÁRIO
VISÃO
O Serviço de Emergência do Território do Brasil garantirá que as pessoas afetadas por desastres tenham direito a uma vida autodeterminada com dignidade. Capacitamos indivíduos e comunidades a experimentar a vida em toda a sua plenitude, atendendo às necessidades imediatas e construindo resiliência no relacionamento com os outros e sem discriminação.
MISSÃO
Nossa missão é fornecer apoio e assistência às Divisões, Distritos e Corpos afetados por desastres e conflitos. Na participação com outras pessoas, isso será alcançado por meio da conscientização de nossa visão e do fornecimento de apoio, coordenação e facilitação de programas, treinamento e recursos.
TEOLOGIA
Em resposta ao chamado de Deus, estamos comprometidos em fazer nossa parte no cumprimento do propósito de Deus para o seu mundo, respondendo de acordo com o padrão descrito por: Jesus, quando elogiou aqueles que ajudam os outros - "Em verdade vos digo que tudo o que fizestes a um destes meus pequeninos irmãos e irmãs, a mim o fizestes." (Mateus 25:40 – NVI) A Igreja Primitiva, quando eles forneceram ajuda para aqueles afetados por uma fome na Judéia - "Os discípulos, conforme cada um pôde, decidiram ajudar os irmãos e irmãs que moravam na Judéia." (Atos 11:29 - NVI) O Slogan da Missão do Exército de Salvação - "Salvar almas, edificar os santos e servir à humanidade sofredora."
FILOSOFIA
Nosso trabalho é construído em uma abordagem baseada em direitos e centrada nas pessoas, que leva a uma resposta a desastres de acordo com as necessidades da comunidade afetada. Trabalhamos com um conjunto de padrões reconhecidos internacionalmente com base nos princípios de humanidade, neutralidade, imparcialidade e imperativo humanitário, reconhecendo os direitos de todas as pessoas afetadas por desastres ou conflitos. Esses princípios e direitos comuns são resumidos em: O Direito à vida com dignidade; O direito de receber assistência humanitária; O direito à proteção e segurança. Estamos incentivando uma forte ligação entre socorro, recuperação e desenvolvimento de longo prazo com foco na Redução do Risco de Desastres (DRR).
PARA OUVIR:
HISTÓRICO
Desde o início de sua fundação o Exército de Salvação sempre respondeu às pessoas em necessidade, sejam elas quais fossem. Isso envolve nosso trabalho contínuo para uma comunidade específica ou, às vezes, em resposta a um desastre. O registro mais antigo de nosso trabalho de emergência em território brasileiro data de 1928.
1928 - A dolorosa catástrofe no Monte Serrat - Santos "Foi uma revolução da natureza, o inesperado. A cidade de Santos até então vivera na alegria da sua atividade incessante. E de súbito, [...] a terra desprende-se, rola pela encosta, e ao pé desse monumento à Santa Casa, vem aniquilar uma centena de criaturas que ainda não haviam acordado para o dia da labuta costumeira e já penetravam no sono de que se não desperta mais sobre esta terra. Confundidos, irmanados na mesma dor, no mesmo sentimento, os homens sem distinção de raças ou de credo, lutaram juntos na mesma obra cristã de salvamento e assistência. 'A dor é a suprema criadora de solidariedade humana.' O Exército de Salvação, nada mais fazendo do que o seu dever, associou os seus esforços aos demais, nesta estupenda e vigorosa vibração de ajuda moral e material. A melhor boa vontade e complacência encontramos nas autoridades locais, que facilitaram a realização do nosso plano que consistia em erigir um amplo barracão no local do desastre para distribuição gratuita de café, pão, etc. aos trabalhadores e abnegados que em um ambiente desanimador e pungente trabalhavam no desentulho. [...] O Comandante Sjõdin, o Capitão Hjalmar Eliasen e o Capitão Balmer, trouxeram o seu valioso auxílio e soldados dos Corpos de São Paulo e Santos estiveram firmes no seu posto dia e noite. O barracão funcionou 24 horas por dia com agrado geral. A chuva inclemente que com raras exceções se acalmava durante o tempo de desentulho tornava o trabalho dos operários mais penoso e o nosso serviço mais indispensável. A concorrência ao barracão foi enorme, voluntários, bombeiros, médicos, autoridades, jornalistas, etc., todos bebiam com visível satisfação a sua caneca de café grátis com pão, sanduíches e biscoitos. Os seguintes algarismos falam por si mesmos da intensa atividade durante seis dias. Foram distribuídos: 21.185; canecas de café; 5.230 pães; 810 sanduíches; 250 pastéis e 28 quilos de biscoitos. " (Palmiro P. Oliver, Alferes). De “A Imagem do Cruzeiro Resplandece”, Comissário Carl S. Eliasen, p47-48, São Paulo, 1996
Relatos históricos para download:
1928 - Monte Serrat (versão completa)
1963 - Opreação salvacionista no movimento "Socorro ao Paraná em Flagelo"
1984 - S.O.S Santa Catarina URGENTE!
2024 - Enchentes no Rio Grande do Sul
DEPOIMENTO
" Eu e meu pai ficamos abrigados durante a enchente em Pelotas (RS) no Exército de Salvação por 30 dias. Lá recebemos toda a assistência que ia desde alimentação, roupa limpa, ambientes limpos e higienizados, auxilio com medicamentos e médicos, local confortável para dormir e assistência 24h. Tudo feito com muito carinho e dedicação pelos Tenentes Lange e sua Equipe. Os Tenentes também oferecem o apoio com Capelania sempre que precisamos."
(ler depoimento completo)
Tiago Santos - Vítima de enchente no Rio Grande do Sul
Todos os vídeos
PARCERIAS
Aos nossos parceiros, MUITO OBRIGADO pelas contribuições efetuadas!
Encorajamos você a se tornar nosso parceiro contribuindo com seu apoio, nos ajudando a continuar com nosso trabalho.
ENTRE EM CONTATO:
programas@bra.salvationarmy.org
Tel.: (11) 5591-7073